O Diretor do IPGU Prof. Ms Jean Luís de Souza, representando a SOCIEDADE BRASILEIRA DE FISIOTERAPEUTAS ACUPUNTURISTA – SOBRAFISA-, na condição de Secretário do Conselho Gestor, participou nos últimos dias 03 e 04 de maio de Grupo de Trabalho (GT) do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO- para promover descrição das normativas e descrição dos fazeres e habilidades técnicas e científicas necessárias ao desempenho das atividades profissionais do fisioterapeuta especialista em acupuntura tendo como finalidades a Prova de Títulos de Especialista em Acupuntura que a princípio esta sendo agendada para outubro próximo.
O convite, para participação do GT, foi realizado pelo Dr. Roberto Mattar Cepeda, Presidente do COFFITO
A Especialidade de Fisioterapia em Acupuntura é e será exercida pelo Fisioterapeuta Especialista em Acupuntura denominado Fisioterapeuta Acupunturista.
Profissional que devidamente aprovado em prova de conhecimentos e títulos que deverá ser realizada até o final do ano corrente, estuda, previne e trata distúrbios cinéticos e funcionais e sistemas do corpo humano, amparado pelos mecanismos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, fisiologia, ciências morfológicas, bioquímicas, biomecânicos, biofísicos, da cinesio funcional, e da patologia de órgãos e sistemas do corpo humano.
Utilizando-se dos conhecimentos filosóficos Milenares da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), como a dualidade do yin/yang, os Cinco Elementos (Movimentos), etiopatogênia e fisiopatologia dos Orgãos e Vísceras (Zang/Fu), com bases filosóficas e científicas.
Realiza avaliação específica, diagnóstico específico e diferencial, propõe tratamento, pela seleção, ordenamento e aplicação de diferentes estímulos, componentes dos reinos vegetal, mineral e animal, com objetivos de ressonar através dos acupontos (pontos anatômicos específicos) no corpo humano, ao longo de trajetos pré-determinados (Meridianos de Acupuntura) com a finalidade em restabelecer a homeostase.
Com bases no equilíbrio das polaridades yin/yang, promove a recuperação energética, funcional e psíquico orgânica, permitida através da liberação de mediadores químicos pré formados, originários da estimulação em especificidade do acuponto/ponto de acupuntura e conduções por meio da transdução de vias neurais, medulares e centrais prevenir, promover, recuperar a função e manter a saúde.
O IPGU, com seus diferencias em sistema de ensino, tutorias, apoio no ensino a distância em acupuntura, entre outros, prepara seus alunos, para que tenham toda a condição em realizar a Prova de Títulos de Especialista, em função dos diferenciais exclusivos do Curso de Formação de Especialista/Especialização Latu Senso em Acupuntura do IPGU.
Faça sua formação com quem tem referencial e experiência
profissional há mais de 20 anos no mercado.